Allium cepa
Allium cepa L.
Próximo >>
Foto 1 - Allium cepa - Detalhe da inflorescência, em área de cultivo, Ilha dos Marinheiros, Rio Grande, RS. - Foto: Kelen Veiga
CARACTERÍSTICAS
Nome popular: cebola
Família: Alliaceae (Souza e Lorenzi, 2008).
Distribuição: originária da Ásia. Está entre as primeiras plantas cultivadas, introduzidas na América, a partir da Europa, inicialmente cultivada no Caribe.
Caracterização morfológica e ecológica:
Erva bienal bulbosa, até 1m de altura, aromática. Bulbo subgloboso agregado ou solitário, com catafilos geralmente brancos que contém compostos de enxofre, traços de óleos essenciais, flavonoides glucosídicos, fibras e minerais (Hurrel et al. 2008). O sistema radicular, típico das monocotiledôneas, é adventicio (em cabeleira), originário do caule (Vidal e Vidal, 1999). Folhas cilíndricas, fistulosas, verde-glaucas. Inflorescência umbeliforme, com flores bissexuais, brancas ou lilases. Fruto cápsula. Floresce na primavera e verão.
A cebola (Allium cepa) é uma das plantas cultivadas de mais ampla difusão no mundo, sendo uma das hortaliça de maior importância econômica para o Sul do RS.
Segundo Boiteux e Melo (2004), entre as adaptações a condições extremas encontram-se a própria formação de bulbos, que são bainhas foliares modificadas, recobertas por películas membranosas (catáfilos) que servem como órgãos de reserva, conferindo capacidade de rebrotar após períodos prolongados de estresse hídrico. Outras características associadas com adaptação a regiões áridas são: a cutícula foliar, que reduz a transpiração; a baixa densidade radicular, que permite melhor exploração de solos rasos e o melhor equilíbrio hídrico com a parte aérea; a forma cilíndrica e a orientação quase vertical das folhas, evitando a incidência direta dos raios solares e aumentando a dissipação do calor da folha para o meio externo.
O bulbo é um alimento com importante ação medicinal, oferecendo atividades antioxidante, antiinflamatória, antitumoral, antiviral e cardiovascular (Lorenzi e Matos, 2002).
A raiz é um órgão que faz parte do eixo da planta e normalmente é subterrânea exercendo funções de fixação da planta ao substrato, absorção de sais minerais (Ferri, 1990), armazenamento e condução (Raven et al., 2007). Devido a intensa atividade meristemática na porção subapical da raiz e pela facilidade no preparo de lâminas histológicas, a cebola é amplamente utilizada em aulas práticas de botânica.
Caracterização anatômica foliar:
No ápice da raiz (corte longitudinal) é possível observar a coifa, o meristema fundamental, o procâmbio e a protoderme, meristemas primários da planta. No Córtex (corte transversal) observa-se a epiderme unisseriada, camadas de exoderme, parênquima de preenchimento-reserva e na porção medular, o cilindro vascular. O Cilindro vascular é constituído pelo periciclo, endoderme, protoxilema, metaxilema e floema.
Próximo >>
Allium cepa Foto 2
Allium cepa L. (40x)
Foto 2 - Allium cepa - Detalhe do corte longitudinal da porção apical da raiz - Foto: Kelen Veiga
CARACTERÍSTICAS
Ápice da raiz (corte longitudinal), com visualização da coifa, promeristema e meristema primário parcialmente diferenciado: meristema fundamental, procâmbio e protoderme.
Allium cepa Foto 2B
Allium cepa L. (400x) - Foto 2B
Foto 2B - Allium cepa - Pormenor da região meristemática da raiz, mostrando células em diferentes fases da divisão celular - Foto: Kelen Veiga
CARACTERÍSTICAS
A mitose é um dos tipos de Divisão celular, onde a célula se duplica para dar origem a duas novas células. As células filhas terão a mesma quantidade de cromossomas replicadas em dois, diplóide(2n). Neste processo de divisão celular ocorrem as seguintes fases:
Prófase: Esta é a primeira fase da mitose. Neste momento as células começam a se preparar para a divisão. Assim, ocorrerá a duplicação do DNA e centríolos. Com o DNA condensado e os centríolos em movimento, inicia-se o processo da divisão mitótica.
Metáfase: Inicio do alinhamento entre os pares formados na fase anterior. O DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele.
Anáfase: A divisão começa com os cromossomos migrando para lados opostos da célula.
Telófase: Esta é a última fase da mitose. Nesta etapa a membrana celular se divide em duas partes, formando, assim, duas novas células. Cada uma delas ficará com metade do DNA original.
Allium cepa Foto 2A
Allium cepa L. (400x) - Foto 2A
Foto 2A - Allium cepa - Pormenor da região da coifa - Foto: Kelen Veiga
CARACTERÍSTICAS
A coifa ou caliptra é um tecido primário, parenquimático, originado a partir de uma região especial do meristema apical denominada de caliptrogênio, sua função é envolver e poteger o meristema apical.
O conjunto de, células iniciais e suas derivadas mais recentes, é chamado de promeristema.
Allium cepa Foto 2C
Allium cepa L. (400x) - Foto 2C
<< Anterior
Foto 2C - Allium cepa - Pormenor da diferenciação dos meristemas na porção subpical da raiz - Foto: Kelen Veiga
CARACTERÍSTICAS
O tecido meristemático primário é responsável pelo crescimento em alongamento da planta. O meristema apical é o primeiro a aparecer nas extremidades do embrião (radicula e cauliculo) e é formado por células iguais, com núcleos volumosos e paredes celulares delgadas. O conjunto de, células iniciais e suas derivadas mais recentes, é chamado de promeristema. As células parcialmente diferenciadas constituem o meristema primário parcialmente diferenciado:
A) Protoderme: meristema que origina a epiderme;
b) Procâmbio: meristema que origina os tecidos vasculares do sistema vascular primário: xilema e floema;
c) Meristema Fundamental: meristema que forma os tecidos primários do sistema fundamental: parênquima, colênquima e esclerênquima.
<< Anterior